sábado, 10 de janeiro de 2009

Novo padrão de plugs e tomadas



Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) anunciou a nova padronização brasileira para as tomadas e plugs elétricos. A nova padronização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) começa a entrar em vigor no dia 1º de agosto deste ano e os fabricantes terão até janeiro de 2010 para se adequar aos novos padrões.

Foram criados dois modelos básicos de plugs e tomadas: com dois pinos (bipolar) e três pinos (bipolar com aterramento). Esses modelos devem substituir, de forma gradativa, os mais de 10 formatos de tomadas residenciais existentes no mercado nacional.


A grande mudança é que a tomada terá um baixo relevo de 8 a 12 milímetros, em formato de hexágono, onde será encaixado o plug. Os técnicos acreditam que isto evitará o contato dos consumidores com o pino.

Os prazos, por enquanto, são apenas para os fabricantes e não devem atingir os consumidores tão cedo. A intenção é de que o próprio mercado faça com que o consumidor adeque suas residências, pois, a partir de 2010 não serão mais encontrados aparelhos com plugs fora do padrão estabelecido à venda no mercado brasileiro.

Os pinos chatos deixam de existir com o novo padrão, permanecendo apenas os terminais redondos. Também será proibida a fabricação dos benjamins (mais conhecidos como “T”), pois serão substituídos por soluções mais seguras.

O padrão NBR 14136 foi feito com base em estudos nacionais e internacionais, levando em conta uma série de fatores, incluindo-se o fator compatibilidade.

Tendo em vista essa mudança, é importante que a instalação seja feita de forma correta, e um erro muito frequente é a polarização invertida da tomada, que pode causar danos aos equipamentos que estejam ligados nela. Então segue o esquema de como deve ser.




9 comentários:

Engenheiro disse...

O correto é o inverso da figura desse post:
[O o O] Fase-PE-Neutro

Engenheiro, técnico e eletricista. disse...

Goleguinha, a polaridade da figura acima, realmente está invertida. Isto é extremamente fácil de verificar: basta apenas ler a norma NBR 14136, que pode ser encontrada no formato pdf no site www.4shared.com.

Ps:
Lucas, aparentemente, lhe sobra um pouco de arrogância, à medida que lhe falta conhecimento geométrico para identificar um erro tão simples, que você não conseguiu enxergar.

"Ser humildes com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores uma nobreza" (Benjamin Franklin)

Bruno disse...

Muito obrigado ao "Engenheiro, técnico e eletricista" pela dica de onde se obter a NBR 14136. Através dela chego a conclusão de que a polarização correta é a do site http://www.eriberto.pro.br/blog/?p=142.

Lucas: nao concordo com vc.

Anônimo disse...

Caro Bruno, não existe referenciar polarização em circuito monofásico (AC), não há necessidade de se saber qual é o neutro e qual é a fase neste tipo de plug (monofásico- 127V). Apenas não conectar errado o condutor de proteção (PE).
Igor

Anônimo disse...

Caro Anonimo, se não sabe, não opine. Claro que há a necessidade de se saber qual é fase e qual é neutro em uma instalação, principalamente se forem utilizados filtros de linha (dos de boa qualidade) para sistemas de audio entre outros. A inversão da fase e do neutro em um filtro passivo o torna totalmente inútil. Da mesma forma, fontes chaveadas presentes na maioria dos equipamentos eletronicos atuais possuem imbutidos um fitro de harmonicos que, caso ligado invertido, não funcionara.

Anônimo 2 disse...

Caro Igor,

em alguns modelos de estabilizadores de tensão, existe uma ligação interna entre o neutro e o terra, ou seja, caso você invertesse a posição dos terminais fase e neutro, isso implicaria em canectar a fase com o terra. Ou ainda, caso você não utilizasse o condutor terra, para o mesmo estabilizador citado acima, estaria interligando a fase com a carcaça do equipamento.

TÉCNICO INFORMATICA - WILSON disse...

FIGURA ESTA CORRETA
Se prestarem atenção a figura só está de cabeça para baixo, é só dar um giro nela e vai ficar igualzinha a do outro site

Anônimo disse...

Não entendo por que as pessoas estão dizendo que esta errado. Bom, não sou técnica na área elétrica, mas possuo um filtro de linha que na própria tomada vem dizendo o que é Fase e o que é o neutro. E eles se conectam com perfeição nesse esquema dai de cima! Agora eu pergunto... Qual o esquema que é realmente correto?

Beto disse...

É isso mesmo, o padrão dessa tomada é con o Terra pra cima, fase do lado direito e neutro do lado esquerdo. Lembrando que é válida apenas para plagues do modelo novo. Se vc ligar plugues do modelo antigo poderá ter problemas já que não sabera qual é fase e qual é neutro se houver essa exigência. .

Postar um comentário