sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

LED... Iluminação do Futuro agora no Presente




Tecnologia LED:

O LED (Light Emitting Diode), em português, Diodo Emissor de Luz é o mesmo que um diodo semicondutor (junção P-N) que, ao receber energia, emite luz visível. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Em qualquer junção P-N polarizada diretamente, dentro da estrutura, próximo à junção, ocorrem recombinações de lacunas e elétrons. Essa recombinação exige que a energia possuída por esse elétron, que até então era livre, seja liberada, o que ocorre na forma de calor ou fótons de luz.

Um led não deve ser ligado diretamente a uma tomada de 230V. O led trabalha com tensões muito baixas e a sua alimentação precisa de ser em corrente contínua e não em corrente alternada que é o caso das tomadas elétricas comuns. Por isso é sempre necessário o uso de uma fonte de alimentação ou interface (transformador ou um “driver”) que converta as características de alimentação de uma tomada comum para um padrão adequado ao funcionamento do LED.


Em 2002 engenheiros da empresa de eletroeletrônicos GE desenvolveram um LED que emite luz branca estável. Como se baseia em um único tipo de molécula, os pesquisadores já apostavam naquela época que o novo LED poderia ser produzido em escala industrial, a preços baixos para aplicação residencial.

As principais vantagens da utilização de “lâmpadas LED” são:   

  • Baixo consumo de energia, resultando em ganhos de redução da ordem de 80 a 90%, quando comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes de mesma intensidade luminosa;
  • A luz emitida é monocromática, não sendo necessários filtros para se obter uma determinada cor;    
  • A vida útil de um LED é de aproximadamente 100.000 horas;    
  • Baixíssima emissão de calor;   
  • A queima de alguns LED’s não compromete totalmente a indicação luminosa, pois vai restar uma porcentagem considerável de elementos ainda ativos.       

Desvantagem:

  • Necessidade de dispositivos de dissipação de calor, nos leds de alta potência (a quantidade de luz emitida pelo led diminui com o aumento da temperatura);    
  • Custo de aquisição elevado, caso a aplicação seja desadequada.


Outras fotos de lâmpadas feitas com LED’s já fabricadas:

 





1 comentários:

Anônimo disse...

Reyner, gostaria de saber onde encontrar os Leds em Goiânia ou alguém que possa ensinar a fazer as placas para o comércio em geral.

Grata,
Emille
emillejornal@hotmail.com

Postar um comentário